Como descrito na introdução, harmonia é um conjunto de sons... Começaremos estudando as escalas musicais: O que é uma escala? Escala é uma seqüência de notas que seguem uma orientação, baseada em uma nota principal, a TÔNICA. Bom, mas antes de entrarmos a fundo nesse assunto! É necessário vermos tom e semi-tom:
Tom é o espaço que existe entre uma nota e outra. É formado de dois semi-tons.
Semi-tom é o espaço mínimo que existe entre uma nota e outra em uma escala. Na verdade isso não é inteiramente verdade. Um semi-tom pode ser dividido em nove unidades denominada "COMA". O coma é a medida mínima do som. E daí se explica a desafinação de um instrumento ou voz. Se em um intervalo de um tom (2semi-tons) não se elevar ou diminuir som em EXATAMENTE 2 semi-tons ( ou seja, 18 comas) ocorre a desafinação.
Exemplo:
De DÓ para RÉ são dois semi-tons. Mas e a nota que está entre elas?
Sustenido (#): é a alteração, ou elevação ascendente de um semi-tom a uma nota. EX.: DÓ-DÓ#. Elevou-se a nota DÓ i um semi-tom.
Bemol (b): é a alteração, ou diminuição descendente de um semi-tom a uma nota. EX.: RÉ-RÉb. Diminui-se a nota RÉ i um semi-tom.
OBS.: MI# e SI# "teoricamente" não existem. Isso não é verdade e será explicado mais a frente.
Para se formar uma escala, usa-se a seguinte fórmula:
T- t - t - st -t - t - t -st
T=> tônica t=> tom st=> semi-tom
Explicando:
Tomando a nota básica ( T ), anda-se um tom, depois outro tom, depois um semi-tom,..., e por último outro semi-tom, retornando à tônica.
Exemplo:
Tomando como tônica a nota DÓ, deve substituir na letra T. Substituindo:
DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI-DÓ.
Entendendo:
De DÓ para RÉ existe um tom( DÓ-DÓ#-RÉ).
De RÉ para MI existe um tom( RÉ-RÉ#-MI).
De MI para FÁ existe um semitom( MI-FÁ), já que teoricamente MI# não existe.
E assim por diante.
Daí para frente é só usar a formulazinha e substituir a tônica pela nota da escala desejada.
Exemplo:
Escala de FÁ. Substituindo:
FÁ- SOL- LÁ- SIb- DÓ-RÉ-MI-FÁ
De FÁ para SOL existe um tom (FÁ-FÁ#-SOL)
De SOL para LÁ existe um tom (SOL-SOL#-LÁ)
Agora vem a pergunta: porque é SIb e não LÁ#? Não é a mesma coisa?
R.: Ao ouvido é a mesma coisa sim. Mas na hora de se ler uma partitura de uma música em FÁ jamais você vai encontrar um LÁ#.
Treine isso e faça com as outras escalas.
Explicação
Geralmente o pessoal acha que escalas é muito fácil e aprende de qualquer jeito, isto é, aprende errado. Agora vou mostrar o porquê do MI# e SI#.
O "x"da questão é o seguinte: as pessoas não sabem que é OBRIGATÓRIO as escalas terem todas as 7 notas musicais(C,D,E,F,G,A,B). Mas como assim? Veja o exemplo (agora na nomenclatura de CIFRA)
ESCALA DE DÓ:
C, D,E,F,G,A,B,C
Simples certo. Tem todas as notas musicais de C a C. Agora a escala de D:
D,E,F#,G,A,B,C#.D.
Bom ainda está fácil, certo? Tem todas as 7 notas musicais de novo.Agora mais uma, a de E:
E,F#,G#,A,B,C#,D#,E
Sem mistério. Agora já muda uma pouco com a de F. Responda: qual está certa?
Essa: F,G,A,A#,C,D,E,F;
ou essa: F,G,A,Bb,C,D,E,F;
Ou as duas estão certas?
Se você acha que é a primeira, você pensou como muitos por aí, A certa é a 2ª e só a 2ª. Por que?
R.: é como eu já havia dito: TODAS AS ESCALAS DEVEM TER TODAS AS NOTAS MUSICAIS.
Explicação:
Na escala de F, seguindo a nossa fórmula, vemos que da terceira para a quarta nota deve haver um intervalo de apenas meio tom. No caso A(3º) para supostamente A#(st). Por que não pode ser A#? Simples: porque já tem uma nota A na escala, não pode haver outra, porque senão iria faltar uma das notas musicais, no caso a nota B. Então ao invés de usarmos A# devemos usar Bb, que é sonoricamente a mesma coisa.
Uma coisa deve ser muito bem entendida: INDEPENDENTE DE SER SUSTENIDO OU BEMOL, A NOTA LÁ SEMPRE VAI SER LÁ (A, Ab, A#). O MESMO VALE PARA QUALQUER OUTRA NOTA MUSICAL. Por exemplo (pra não restar mais dúvida):
C, Cb e C# TODAS são Dós. Então se uma escala se estiver faltando a nota DÓ vai ser dessas três. Mas a verdade é que existem ainda mais outros dois símbolos que alteram a elevação do som de uma nota.
x (na verdade é um "x" um pouco diferente, mas este serve): este é o DOBRADO SUSTENIDO. Altera i dois st ascendentes a nota.
bb: DOBRADO BEMOL. Altera i dois st descendentes a nota.
Agora o E# e o B#:
Agora que você já entendeu a colocação acima( se não entendeu volte e entenda) tente fazer a escala de C#. TENTE!
Bom, pra começar use a nossa fórmula. Você, logicamente, deve ter percebido que se na escala de C nenhuma nota era sustenida agora todas vão ser.
Antes era: C,D,E,F,G,A,B,C.
Agora sustenizando todas as notas teremos:
C#,D# e...... não tem jeito; tem que ser E#! Depois F#, G#, A#, e.......B#.
Pronto!
Agora outro exemplo simples:
ESCALA DE D#:
D#, E#......, e agora? Antes o F já era sustenido. Só resta usar o DOBRADO SUSTENIDO! Então fica:
D#,E#,Fx,G# A#, B# e por fim Cx
O mesmo se aplica à escala de Fb:
FB, Gb, Ab, e......Bbb, Cb,Db,Eb,Fb.
Este assunto é muito importante, se você o entender bem não terá dificuldade nas próximas lições, pois elas estão todas baseadas nesta teoria.
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Tom é o espaço que existe entre uma nota e outra. É formado de dois semi-tons.
Semi-tom é o espaço mínimo que existe entre uma nota e outra em uma escala. Na verdade isso não é inteiramente verdade. Um semi-tom pode ser dividido em nove unidades denominada "COMA". O coma é a medida mínima do som. E daí se explica a desafinação de um instrumento ou voz. Se em um intervalo de um tom (2semi-tons) não se elevar ou diminuir som em EXATAMENTE 2 semi-tons ( ou seja, 18 comas) ocorre a desafinação.
Exemplo:
De DÓ para RÉ são dois semi-tons. Mas e a nota que está entre elas?
Sustenido (#): é a alteração, ou elevação ascendente de um semi-tom a uma nota. EX.: DÓ-DÓ#. Elevou-se a nota DÓ i um semi-tom.
Bemol (b): é a alteração, ou diminuição descendente de um semi-tom a uma nota. EX.: RÉ-RÉb. Diminui-se a nota RÉ i um semi-tom.
OBS.: MI# e SI# "teoricamente" não existem. Isso não é verdade e será explicado mais a frente.
Para se formar uma escala, usa-se a seguinte fórmula:
T- t - t - st -t - t - t -st
T=> tônica t=> tom st=> semi-tom
Explicando:
Tomando a nota básica ( T ), anda-se um tom, depois outro tom, depois um semi-tom,..., e por último outro semi-tom, retornando à tônica.
Exemplo:
Tomando como tônica a nota DÓ, deve substituir na letra T. Substituindo:
DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI-DÓ.
Entendendo:
De DÓ para RÉ existe um tom( DÓ-DÓ#-RÉ).
De RÉ para MI existe um tom( RÉ-RÉ#-MI).
De MI para FÁ existe um semitom( MI-FÁ), já que teoricamente MI# não existe.
E assim por diante.
Daí para frente é só usar a formulazinha e substituir a tônica pela nota da escala desejada.
Exemplo:
Escala de FÁ. Substituindo:
FÁ- SOL- LÁ- SIb- DÓ-RÉ-MI-FÁ
De FÁ para SOL existe um tom (FÁ-FÁ#-SOL)
De SOL para LÁ existe um tom (SOL-SOL#-LÁ)
Agora vem a pergunta: porque é SIb e não LÁ#? Não é a mesma coisa?
R.: Ao ouvido é a mesma coisa sim. Mas na hora de se ler uma partitura de uma música em FÁ jamais você vai encontrar um LÁ#.
Treine isso e faça com as outras escalas.
Explicação
Geralmente o pessoal acha que escalas é muito fácil e aprende de qualquer jeito, isto é, aprende errado. Agora vou mostrar o porquê do MI# e SI#.
O "x"da questão é o seguinte: as pessoas não sabem que é OBRIGATÓRIO as escalas terem todas as 7 notas musicais(C,D,E,F,G,A,B). Mas como assim? Veja o exemplo (agora na nomenclatura de CIFRA)
ESCALA DE DÓ:
C, D,E,F,G,A,B,C
Simples certo. Tem todas as notas musicais de C a C. Agora a escala de D:
D,E,F#,G,A,B,C#.D.
Bom ainda está fácil, certo? Tem todas as 7 notas musicais de novo.Agora mais uma, a de E:
E,F#,G#,A,B,C#,D#,E
Sem mistério. Agora já muda uma pouco com a de F. Responda: qual está certa?
Essa: F,G,A,A#,C,D,E,F;
ou essa: F,G,A,Bb,C,D,E,F;
Ou as duas estão certas?
Se você acha que é a primeira, você pensou como muitos por aí, A certa é a 2ª e só a 2ª. Por que?
R.: é como eu já havia dito: TODAS AS ESCALAS DEVEM TER TODAS AS NOTAS MUSICAIS.
Explicação:
Na escala de F, seguindo a nossa fórmula, vemos que da terceira para a quarta nota deve haver um intervalo de apenas meio tom. No caso A(3º) para supostamente A#(st). Por que não pode ser A#? Simples: porque já tem uma nota A na escala, não pode haver outra, porque senão iria faltar uma das notas musicais, no caso a nota B. Então ao invés de usarmos A# devemos usar Bb, que é sonoricamente a mesma coisa.
Uma coisa deve ser muito bem entendida: INDEPENDENTE DE SER SUSTENIDO OU BEMOL, A NOTA LÁ SEMPRE VAI SER LÁ (A, Ab, A#). O MESMO VALE PARA QUALQUER OUTRA NOTA MUSICAL. Por exemplo (pra não restar mais dúvida):
C, Cb e C# TODAS são Dós. Então se uma escala se estiver faltando a nota DÓ vai ser dessas três. Mas a verdade é que existem ainda mais outros dois símbolos que alteram a elevação do som de uma nota.
x (na verdade é um "x" um pouco diferente, mas este serve): este é o DOBRADO SUSTENIDO. Altera i dois st ascendentes a nota.
bb: DOBRADO BEMOL. Altera i dois st descendentes a nota.
Agora o E# e o B#:
Agora que você já entendeu a colocação acima( se não entendeu volte e entenda) tente fazer a escala de C#. TENTE!
Bom, pra começar use a nossa fórmula. Você, logicamente, deve ter percebido que se na escala de C nenhuma nota era sustenida agora todas vão ser.
Antes era: C,D,E,F,G,A,B,C.
Agora sustenizando todas as notas teremos:
C#,D# e...... não tem jeito; tem que ser E#! Depois F#, G#, A#, e.......B#.
Pronto!
Agora outro exemplo simples:
ESCALA DE D#:
D#, E#......, e agora? Antes o F já era sustenido. Só resta usar o DOBRADO SUSTENIDO! Então fica:
D#,E#,Fx,G# A#, B# e por fim Cx
O mesmo se aplica à escala de Fb:
FB, Gb, Ab, e......Bbb, Cb,Db,Eb,Fb.
Este assunto é muito importante, se você o entender bem não terá dificuldade nas próximas lições, pois elas estão todas baseadas nesta teoria.
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