O sucesso financeiro de qualquer empresa depende de um bom controle do movimento de caixa. A função desta ferramenta é a de informar o dirigente da empresa sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros. O fluxo de caixa mostra sem rodeios os recebimentos, pagamentos e saldo da empresa. As contas executadas e ainda não executadas são mostradas de forma diária e acumuladas.
A composição do fluxo de Caixa pode variar bastante. mas as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada. A organização minuciosa é o segredo. Deve-se estar sempre atualizando as contas a pagar, progressivamente. usualmente quando o saldo acumulado ficar negativo, esta situação se torna meio óbvia. Por que? Seus despendios estão maiores do que os recebimentos.
Listaremos as razões abaixo. As razões quase sempre são:
- Os prazos para pagamentos oferecidos aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à sua empresa.
- Você comprou bastante estoque ultimamente. Você vendeu menos do que comprou.
- Pagamentos de pró-labore, que podem ser terríveis para o caixa da empresa em determinados momentos do mês ou do ano.
- A empresa pode estar sendo corroída pelos juros bancários. Juros de limite de conta, cartões corporativos, longos empréstimos, etc.
Sem dúvida existe o outro lado da moeda, o saldo de caixa acima de zero. É isso que toda empresa busca. Quando o fluxo de caixa está acima de zero, a empresa está pagando tudo em dia. Ou pelo menos, tem dinheiro para isso. Ela faz exatamente o contrário dos itens vistos acima, que são ruins para a empresa.
Reflita...
Através do movimento de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio. Pode-se adiantar pagamentos ou atrasar recebimentos, sempre buscando a saúde financeira do fluxo. portanto, fique atento. É essencial para qualquer empresa ter um movimento de caixa bem organizado. Então, siga em frente e continue estudando sobre o tema.
Gerencie suas contas a pagar com o Organizze: http://www.organizze.com.br
15.3.12
Qual a Função do Fluxo de Caixa Dentro da Empresa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário