Google Adwords - Blueberry

Google Adwords - Blueberry
Gerenciamos sua conta Adwords

26.1.12

Controle Financeiro em Família

Há duas atitudes fundamentais em finanças pessoais para evitar problemas financeiros em casa:

1. Conversar sempre sobre os ganhos e gastos

Se você é ‘chefe de família’ é importante manter os outros membros informados sobre os valores que você ganha e tudo o que é gasto. Muitas pessoas tendem a esconder os valores achando que poderão economizar mais ou que os outros não devem ter conhecimento. Entretanto, sabendo o quanto a família ganha, todos podem ter as mesmas ideias do que é possível comprar ou quais gastos são muito altos.

Se uma família possui contas a pagar que superem as contas a receber (salário, aluguéis, rendimentos de investimentos) e todos souberem os valores, novas ideias podem surgir e ser compartilhadas, gerando soluções criativas e adequadas para o grupo.

Deve-se incluir filhos pequenos nas discussões pois, assim, você estará ensinando a eles e poupando-os de surpresas econômicas desagradáveis e estará inserindo-os afetivamente no convívio familiar, demonstrando amor e respeito por suas opiniões, ainda que sem muita experiência de vida. Crianças costumam dar ideias criativas e sem vícios ou as amarras emocionais que os adultos possuem.

2. Rever mensalmente as contas e determinar o que pode ser cortado

Se você tem suas contas a pagar anotadas, parabéns. Porém não basta apenas anotá-las e não fazer nada com as informações. Deve-se periodicamente olhar para os números e pensar friamente para onde o dinheiro está indo e se ele está sendo bem gasto. Se o dinheiro não está sendo suficiente para o orçamento é sempre recomendável pensar nos obejtivos comuns da família ou das pessoas que convivem com você e reencaminhar os gastos para a concretização dos objetivos principais em detrimento de pequenos confortos.

Por exemplo, se você gosta de comidas refinadas ou de uma culinária variada e se diverte indo a cozinha inventando ou preparando suas comidas você pode diminuir as idas a restaurantes para guardar dinheiro para um curso de gastronomia. E quem sabe um futuro empreendimento, como um restaurante próprio, pode ser o seu destino?

Portanto, conversa e análise financeira em conjunto podem trazer um convívio mais agradável para pessoas que compartilham de um mesmo orçamento, diminuindo brigas e aumentando o conhecimento e saúde emocional e financeira para os mais velhos e, principalmente para os mais jovens.



Gerencie suas contas a pagar com o Organizze: http://www.organizze.com.br

Nenhum comentário: