Google Adwords - Blueberry

Google Adwords - Blueberry
Gerenciamos sua conta Adwords

18.3.11

Por que o fluxo de caixa de minha empresa está negativo?

Sem um bom controle interno de caixa, nenhuma compania poderá muito longe. É consenso que um bom fluxo de caixa é essencial para o andamento dos negócios. A funcionalidade do fluxo é deixar claro para a pessoa a movimentação do dinheiro dentro da empresa. O movimento de caixa mostra sem rodeios os recebimentos, pagamentos e saldo da empresa. E isso vale para todas as contas, com status pendentes ou realizadas.

Os números de um movimento de caixa normal deverão sofrer muitas modificações. Mas as informações têm que ser organizadas constantemente e forma cumulativa. Ser alguém perfeccionista e paciente com números é excelente para quem desempenha esta função. A pessoa deve estar informando, ao longo do tempo, os saldos, pagamentos, entre outros. Quando o saldo fica abaixo de zero no fluxo de caixa, na maior parte dos casos, isto pode ser um indicativo irrefutável. Por que? Suas despesas estão maiores que suas receitas.

O que isso pode identificar? Vamos olhar as causas:

- Diferença nos prazos de fornecedores e clientes. Por exemplo, vamos supor que você deu 3 meses de prazo para seu cliente pagar, contudo recebeu 2 meses de prazo de seu fornecedor. Isto quase sempre deixa o movimento de caixa negativo.

- Em épocas especiais você pode necessitar investir mais no estoque, o que quase sempre acaba com o fluxo de caixa.

- O valor desembolso no estoque foi mal calculado e sua empresa comprou demais. A compra está muito alta em relação ao giro de estoque efetivo da empresa.

- Os pagamentos de salários foram altos demais, talvez até mais altos do que o caixa possa suportar.

- Os juros bancários estão crescendo, claramente em razão da constante operação de descontos de cheques pré-datados, duplicatas, e ainda, adiantamentos dos cartões de crédito.

É óbvio que usualmente quando o saldo está positivo, a história muda. Fluxo de caixa positivo indica que a empresa está conseguindo arcar com suas contas. Assim ela faz o contrário dos pontos vistos anteriormente. O que será excelente financeiramente se ela se manter neste caminho positivo.

E para concluir

Com o fluxo de caixa, o dirigente da empresa mantém o controle financeiro de sua empresa. O empresário pode adiantar ou atrasar pagamentos quando precisar. Portanto, nunca perca a atenção neste ponto. Deixa o movimento de caixa “à deriva” é muito perigoso. Seja sempre interessado em aprender mais sobre isso.

Artigo por Organizze: http://www.organizze.com.br

Otimização SEO por Blueberry Marketing Online: http://www.bbmarketing.com.br/

Nenhum comentário: