Google Adwords - Blueberry

Google Adwords - Blueberry
Gerenciamos sua conta Adwords

10.3.11

Causas de um fluxo de caixa abaixo de zero

É imprenscindível para o sucesso de qualquer organização, manter o fluxo de caixa organizado. A função do fluxo é deixar claro para a pessoa a movimentação do dinheiro dentro da empresa. O movimento de caixa mostra sem rodeios os recebimentos, pagamentos e saldo da empresa. E isso vale para todas as contas, com status pendentes ou realizadas.

Sabemos que qualquer movimento de caixa normal terá muita atividade e exigirá atualização constante. mas as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada. O segredo é manter tudo bem detalhado. Deve-se informar os pagamentos, recebimentos e o saldo, no decorrer do tempo. Quando o saldo fica abaixo de zero no fluxo de caixa, normalmente, isto pode ser um indicativo claro. Você está gastando mais do que seu caixa permite.

O que isso pode identificar? Vamos olhar as causas:

- Diferença nos prazos de fornecedores e clientes. Por exemplo, vamos supor que você deu 3 meses de prazo para seu cliente pagar, mas recebeu 2 meses de prazo de seu fornecedor. Isto quase sempre deixa o movimento de caixa abaixo de zero.

- na maior parte dos casos em épocas sazonais, é necessário comprar mais para poder vender mais. Por exemplo, dia das mães ou páscoa.

- Você investiu muito em estoque, provavelmente. Investiu mais do que precisava ou deveria. O giro de estoque não acompanhou as compras.

- Sua empresa arcou com o quitação de salários, demissões, etc. Dependendo do tamanho da empresa, o caixa pode ficar negativo por razão disto.

- A empresa pode estar sendo corroída pelos juros bancários. Juros de limite de conta, cartões corporativos, longos empréstimos, etc.

Todo empresário deve ficar ligado nos pontos que acabamos de visualizar, pois deve-se buscar sempre o saldo acima de zero no movimento de caixa. Isto é óbvio. Quando o movimento de caixa está acima de zero, a empresa está quitando tudo em dia. Ou pelo menos, tem dinheiro para isso. Aí a empresa faz exatamente o contrário dos pontos listados acima. O que é bom para ela.

Através do movimento de Caixa, o dirigente da empresa pode manter suas contas em equilíbrio. O empresário pode adiantar ou atrasar pagamentos quando precisar. Portanto, atenção. Lembre-se sempre de manter seu caixa organizado. Então, siga em frente e continue aprendendo sobre o tema.

Artigo por Organizze: http://www.organizze.com.br

Otimização SEO por Blueberry Marketing Online: http://www.bbmarketing.com.br/

Nenhum comentário: