A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros. Isso possibilita para a pessoa saber sobre pagamentos e recebimentos. também mostra com nitidez sobres os saldos internos. E não importa se a conta já foi executada ou está pendente. O movimento vale para ambas.
Sabemos que qualquer fluxo de caixa normal terá muita atividade e exigirá atualização constante. Mas estas informações devem ser estruturadas de forma acumulada e constante. Ser alguém perfeccionista e paciente com números é excelente para quem desempenha esta funcionalidade. Deve-se informar os pagamentos, recebimentos e o saldo, no decorrer dos dias. O resultado acumulado do fluxo de caixa, quase sempre, quando negativo, pode significar o visível. Como assim? Você está gastando mais do que seu caixa autoriza.
O que isso pode identificar? As causas na maioria das vezes são:
- Os prazos para pagamentos oferecidos aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à sua empresa.
- na maioria das vezes em épocas sazonais, é necessário comprar mais para poder vender mais. Por exemplo, dia das mães ou páscoa.
- As compras para a composição de estoque estão muito elevadas. As compras foram mais altas do que o giro do estoque interno.
- Pagamentos de pró-labore, que podem ser terríveis para o caixa da empresa em determinados momentos do mês ou do ano.
- Os juros podem estar matando a empresa. Juros de empréstimos, cheque especial, cartões de crédito, etc.
Obviamente o empresário deve ficar atento a isso, contudo existe a situação ideal, que é ter o saldo positivo. Fluxo de caixa acima de zero é sinal de que há saúde financeira na empresa. Assim a empresa faz o oposto dos pontos abordados neste escrito, o que será bastante bom para ela.
E para concluir
O movimento de caixa é usado para equilibrar as contas da empresa. Será possível dominar e mudar datas de pagamentos e recebimentos conforme as necessidades. Portanto, atenção. Deixa o movimento de caixa “à deriva” é bastante perigoso.
Artigo por Organizze: http://www.organizze.com.br
Otimização SEO por Blueberry Marketing Online: http://www.bbmarketing.com.br/
8.2.11
A importância da organização de um fluxo de caixa na empresa
Marcadores:
finanças na empresa,
fluxo de caixa,
gerenciador financeiro,
software finanças
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário