O sucesso financeiro de qualquer empresa depende de um bom controle do fluxo de caixa. A funcionalidade do fluxo é deixar claro para a pessoa a movimentação do dinheiro dentro da empresa. Recebimentos e pagamentos, bem como saldos totais, são apresentados com nitidez em qualquer movimento de caixa normal. E isso vale para todas as contas, com status pendentes ou realizadas.
A composição do movimento de Caixa pode variar muito. Mas estas informações devem ser estruturadas de forma acumulada e constante. Ter o dom para organizar as coisas contribuirá para esta tarefa. Deve-se estar sempre atualizando as contas, ao longo do tempo. Aí quando o movimento se mostra abaixo de zero deve-se ficar alerta. Isto na maioria das vezes indica algo que pode ser grave. Deu para entender? Seus gastos estão maiores do que os recebimentos.
Listaremos as razões abaixo. Vamos lá:
- Diferença nos prazos de fornecedores e clientes. Por exemplo, vamos supor que você deu 3 meses de prazo para seu cliente pagar, contudo recebeu 2 meses de prazo de seu fornecedor. Isto quase sempre deixa o fluxo de caixa abaixo de zero.
- na maioria das vezes em épocas sazonais, é necessário comprar mais para poder vender mais. Por exemplo, dia das mães ou páscoa.
- Você comprou muito estoque ultimamente. Sua empresa pode ter comprado mais do que vendido.
- Os pagamentos de salários foram altos demais, talvez até mais altos do que o caixa possa suportar.
- Os juros do banco podem estar prejudicando seriamento o fluxo de caixa. Como? Através de diversos itens como empréstimos, desconto de cheque antes da data, entre outros.
É irrefutável que há outra situação, quando a empresa tem o saldo de caixa acima de zero. Um movimento positivo normalmente mostra que a empresa está conseguindo receber, pagar as contas e ainda sobra. É um ótimo sinal. Ela está realizando o oposto dos itens citados acima.
Reflita…
O movimento de caixa é o coração de qualquer organização. É ele quem equilibra contas, saldos, etc. É possível trazer um quitação para uma data mais próxima, se for melhor para o caixa. Ou pode-se atrasar um quitação, quando possível. Tudo pela saúde do movimento de caixa. Portanto, nunca perca a atenção neste ponto. Cuide para dentro da área financeiro da sua empresa, o caixa seja uma das prioridades. Pode até precaver uma falência prematura!
Artigo por Organizze: https://www.organizze.com.br/empresas
Otimização SEO por Blueberry Marketing Online: http://www.bbmarketing.com.br/
12.4.11
O que os gestores sem experiência na maioria das vezes não sabem sobre um fluxo de caixa problemático
Marcadores:
finanças na empresa,
fluxo de caixa,
gerenciador financeiro,
software finanças
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário