Google Adwords - Blueberry

Google Adwords - Blueberry
Gerenciamos sua conta Adwords

22.1.09

Mude Seus Hábitos e Sua Vida Será Mudada!

O cristão só pode ter sua vida transformada pela presença de Deus quando ele conhecer a força do hábito! Quando o crente aprende a mudar seus hábitos, ele experimenta níveis inimagináveis de crescimento em Deus e como ser espiritual. O conceito de hábito é comumente mal entendido. Costumam associa-lo com rotina, e rotina com frieza espiritual. Então dizem: “Devemos ter cuidado para não cair na rotina”. Mas há uma diferença enorme entre cair na frieza espiritual e entender a força do hábito na vida do cristão.

Antes de mais nada, vamos ver o que o dicionário brasileiro fala sobre o vocábulo hábito. Hábito vem do latim habitu e é a disposição duradoura adquirida pela repetição freqüente de um ato, uso, costume. Por exemplo, se você assiste televisão todos os dias às 8 horas da noite, então esta repetição passa a ser um hábito seu. Se este costume é prejudicial o hábito se torna vício. Uma das definições do dicionário revela que vício é um costume prejudicial.

Precisamos entender o poder do hábito! Daniel foi inteligente. Ele não só orava a Deus, mas transformou sua oração em um hábito diário (Daniel 6.10). Ele orava 3 vezes ao dia, sem falhar! Jesus também adquiriu hábitos. Em Lucas diz: "Diariamente, Jesus ensinava no templo..." (Lucas 19:47)

Já neste primeiro tópico uma transformação na sua mente deve acontecer. Você deverá começar a identificar quais são os hábitos que estão prejudicando e o levando para longe de Deus. Identifique os hábitos ruins que você tem no dia a dia e troque-os por hábitos espirituais (1 Tessalonicenses 5:22). Todo o cristão deveria entender a força do hábito. O hábito foi criado por Deus para que o homem usasse a seu favor!

Por muitos anos fui professor de teclado e piano em minha região. Uma das coisas mais poderosas que aprendi dando aulas foi a força do hábito! Alunos que estudavam os exercícios que eu passava diariamente aprenderam a tocar seus instrumentos como que num passe de mágica, como que num milagre. Aqueles que falhavam seus estudos, estudando quando “sobrava” tempo, até hoje não desenvolveram sua musicalidade. Eu sempre falava a eles: “É melhor estudar 1 hora por dia, do que estudar 2 horas a cada 2 dias ou 7 horas a cada 7 dias!”. Aqueles que me ouviram tiveram um sucesso espetacular em seu aprendizado. Até hoje meu método de ensino é reconhecido em todo o Brasil e revolucionou a vida musical de muitas pessoas. Tudo isso porque entendi e passei adiante o poder da mudança dos hábitos.

Para alcançar a profundidade espiritual o cristão deverá mudar seus hábitos. Deverá entender que precisará parar para analisar tudo o que ocorre em sua vida, em sua correria diária, para pedir auxílio ao Espírito Santo a fim de que maus hábitos sejam identificados. O apóstolo Paulo diz: "Abstende-vos de toda forma de mal". (1 Tessalonicenses 5:22)

O hábito foi uma dádiva dada por Deus. Ele sabe que para assimilarmos algumas coisas precisamos estudá-las repetidas vezes. Ele sabe que para termos uma vida disciplinada precisamos repetir ações dia após dia. Não como robôs inconscientes, como máquinas programadas. Mas como filhos de Deus que almejam crescimento espiritual! Lucas narra em Atos alguns hábitos dos novos convertidos: "Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração..." (Atos dos Apóstolos 2:46)

Agora me deixe fazer algumas perguntas importantes. Questionamentos que seguramente não serão novos para você:

01) Você lê e medita na Palavra de Deus todos os dias?
02) Você ora e fala com o Espírito Santo todos os dias?
03) Qual é a freqüência dos seus jejuns e propósitos de oração?
04) Você se dedica à leitura de bons livros, artigos ou textos? Quantos livros você lê por ano?
05) Quanto tempo você consome investindo em sua mente, em seu crescimento, em sua sabedoria?

Muitos de nós não responderíamos estas perguntas da forma como gostaríamos ou da forma como Jesus gostaria. É estarrecedor perceber como somos falhos em pôr os princípios bíblicos em prática. Os cristãos são pessoas perfeitas em teoria, mas terrivelmente falhas na prática! Se você está faminto por Deus precisa se perguntar diariamente:

01) Quanto tempo eu estou gastando com a televisão?
02) Quanto tempo eu gasto com minha empresa?
03) Quanto tempo estou “investindo” deitado em meu sofá por horas e horas a fio?
04) Quantas horas por dia estou gastando navegando na internet?
05) Quanto tempo precioso estou perdendo com coisas que não estão acrescentando em minha vida espiritual?

Se você quer mergulhar nas profundezas de Deus deverá sondar seus hábitos. Sua escala de prioridades deverá mudar!

Autor: Ramon Tessmann

Quer publicar este texto? Informe o autor e o site!
Direitos Autorais Reservados ao Autor.

Nenhum comentário: